O hype da IA está perdendo fôlego: o futuro é incerto? Ninguém sabe ainda o que fazer com a tecnolog

广告位火热招租中

A inteligência artificial (IA) já foi vista como a tecnologia mais disruptiva e inovadora dos nossos tempos, mas agora parece estar perdendo fôlego. Após um boom de investimentos em 2019, muitas startups de IA já fecharam e os produtos das grandes empresas ainda não transformaram significativamente a forma como as pessoas trabalham e se comunicam. Isso porque o treinamento e a operação de ferramentas de IA são extremamente caros. Embora o financiamento de capital de risco em startups de IA ainda esteja crescendo, há cada vez mais evidências de que o setor não está evoluindo tão rapidamente quanto se imaginava.

Desafios regulatórios e legais

Um dos obstáculos que podem desacelerar o setor de IA são os desafios regulatórios e legais que as empresas enfrentam. A Europa está finalizando a Lei de IA da União Europeia, que deverá ser mais restritiva do que as empresas estão acostumadas. Além disso, alguns pesquisadores e empresas de IA foram processados por utilizarem o trabalho e os dados das pessoas para treinar sua IA sem pagamento ou permissão. Também há preocupações de que líderes de IA, como o Google e a OpenAI, farão lobby junto ao governo para dificultar a concorrência de novos participantes do mercado.

Altos custos de treinamento

O custo de treinamento e de operação de ferramentas de IA continua sendo um grande desafio. A tecnologia é alimentada por chips de computador caros e que consomem muita energia, o que significa que as empresas ainda estão gastando bilhões para desenvolver e executar essas ferramentas. Embora a Microsoft, a OpenAI e o Google já estejam trabalhando para cobrar pelas ferramentas de IA, essas ferramentas ainda são muito caras para serem construídas e operadas por empresas menores.

Ferramentas ainda não difundidas

Embora o interesse em IA tenha aumentado, pouquíssimas empresas estão lucrando com a tecnologia. As ferramentas de IA ainda não estão difundidas e muitas empresas estão hesitantes em investir muito dinheiro em tecnologia que pode se tornar obsoleta com o tempo. Embora a IA esteja entrando em todos os setores, os aplicativos ainda não começaram a decolar. O treinamento de modelos de IA maiores e melhores exige eletricidade para alimentar os armazéns de chips de computador que processam todos esses dados. Mas ainda não está claro se os EUA serão capazes de gerar eletricidade suficiente para operá-los.

Startup Inflection AI, uma vez em alta, redireciona esforços após cofundadores se juntarem à Microsoft, que agora detém direitos de sua tecnologia. Foto: Dado Ruvic/Reuters

IA generativa

Cerca de 23% dos adultos norte-americanos disseram ter usado chatbots no trabalho em fevereiro de 2024, em comparação com 18% em julho de 2023. Muitos programadores de computador dizem que já usam chatbots para ajudá-los a escrever códigos de rotina. As IAs estão sendo usadas em diferentes setores, mas a IA generativa, como geradores de imagens e chatbots, é uma das tecnologias mais promissoras e pode ajudar as empresas a substituir trabalhadores ou ajudar os funcionários a se tornarem mais produtivos.

A IA ainda está no tronco da árvore

O bom é que o setor de IA ainda está crescendo e recebendo investimentos. Empresas de todo o mundo investiram US$ 25,87 bilhões em capital de risco em empresas de IA somente nos primeiros três meses de 2024. A Microsoft, a Meta, a Apple e a Amazon estão investindo bilhões em IA, contratando especialistas e construindo novos data centers. Porém, muitas empresas estão apenas no estágio de gênese da IA. Comparando um mercado maduro a uma árvore madura, a IA ainda está no tronco e é preciso tempo para que a tecnologia se propague para diferentes setores e se torne economicamente viável.

Conclusão

O ritmo da tecnologia não parou de fato e ainda há muito a se esperar da IA, mas a evolução da tecnologia será lenta e exigirá investimentos significativos. As empresas precisam identificar as áreas em que a IA pode causar um impacto real e implantá-la estrategicamente nelas. Os líderes de tecnologia e analistas financeiros alertam que o caminho para a adoção generalizada e o sucesso comercial da IA ainda é longo, sinuoso e cheio de obstáculos, mas eles estão confiantes de que a IA será uma das tecnologias mais disruptivas e inovadoras dos próximos anos.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo, siga-nos nas redes sociais e compartilhe com seus amigos!

Você também pode se interessar por:


Por /


广告位火热招租中